Breve história do evento
Desde os seus primórdios, em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) é o mais importante clube nacional de desporto motorizado que organiza corridas de automóveis e Rallys em Portugal. Em 1967, e após um elevado número de eventos nacionais, o ACP decidiu organizar um evento internacional, apoiando o interesse da TAP, a transportadora aérea nacional. No seguimento do sucesso alcançado, o TAP Rally de Portugal foi admitido no Campeonato Mundial de Rallys em 1973, o primeiro ano desta competição. Desde essa data e até 2001, o TAP Rally de Portugal, o Rally de Portugal – Vinho do Porto e, recentemente patrocinado de novo pela TAP, o Rally de Portugal esteve entre os melhores eventos do mundo, conquistando por cinco vezes o título de “Melhor Rally do Mundo” e, em 2000, um outro prémio importante: “Melhor Rally do Ano”. Depois disso, a FIA decidiu retirar o Rally de Portugal do Mundial. Este ano, voltamos a tentar!
Palmarés
I 1967 Carpinteiro Albino – Silva Pereira Renault R8 Gordini II 1968 Tony Fall – R. Crellin Lancia Fulvia HF III 1969 Francisco Romãozinho – Jocames Citroen DS Proto IV 1970 Simo Lampinen – J. Davenport Lancia Fulvia HS V 1971 Jean-Pierre Nicolas – J. Todt Alpine Renault 1600 VI 1972 A. Warmbold – John Davenport BMW 2002 Ti VII 1973 Jean-Luc Thérier – J. Jaubert Alpine Renault 1800 VIII 1974 Rafaelle Pinto – A. Bernacchini Fiat 124 Abarth IX 1975 Markku Alén – Kivimaki Fiat 124 Abarth X 1976 Sandro Munari – S. Maiga Lancia Stratos HF XI 1977 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth XII 1978 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth XIII 1979 Hannu Mikkola – A. Hertz Ford Escort RS 1800 XIV 1980 Walter Rohrl – C. Geistdorfer Fiat 131 Abarth XV 1981 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 131 Abarth XVI 1982 Michèle Mouton – F. Pons Audi Quattro S1 XVII 1983 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2 XVIII 1984 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2 XIX 1985 Timo Salonen – S. Harjanne Peugeot 205 T16 XX 1986 Joaquim Moutinho – Edgar Fortes Renault 5 Turbo XXI 1987 Markku Alén – I. Kivimaki Lancia Delta 4WD XXII 1988 Massimo Biasion – C. Cassina Lancia Delta Integrale XXIII 1989 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale XXIV 1990 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale XXV 1991 Carlos Sainz – Luis Moya Toyota Celica GT Four XXVI 1992 Juha Kankkunen – J. Piironen Lancia Delta Integrale XXVII 1993 François Delecour – D. Grataloup Ford Escort Cosworth XXVIII 1994 Juha Kankkunen – Nicky Grist Toyota Celica GT Four XXIX 1995 Carlos Sainz – Luis Moya Subaru Impreza 555 XXX 1996 Rui Madeira – Nuno Silva Toyota Celica GT Four XXXI 1997 Tommi Makinen – Seppo Harjanne Mitsubishi Lancer Evo IV XXXII 1998 Colin McRae – Nicky Grist Subaru Impreza 555 XXXIII 1999 Colin McRae – Nicky Grist Ford Focus WRC XXXIV 2000 Richard Burns – Robert Reid Subaru Impreza WRC XXXV 2001 Tommi Makinen – Risto Mannisenmaki Mitsubishi Lancer Evo VI XXXVI 2002 Didier Auriol – Thierry Barjou Toyota Corolla WRC XXXVII 2003 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Citroen Saxo Kit Car XXXVIII 2004 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Citroen Saxo Kit Car
Breve resumo da edição do TMN Rally de Portugal 2004
Em 2004, a Equipa da Citroën, constituída pela dupla Armindo Araújo/Miguel Ramalho, venceu de novo o TMN Rally de Portugal, realizado em Trás-os- Montes, no Nordeste do país. Pedro Leal (Subaru) lutou até ao fim pelo primeiro lugar, assim como Fernando Peres, ambos ao volante de veículos do Grupo N, excelentes para as exigentes superfícies do evento, que foi considerado o melhor Rally em terra do campeonato nacional. Classificação geral: 1.º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Citroën Saxo Kit Car) 1h54m49,1s; 2.º Pedro Leal/Luís Ramalho (Subaru Impreza) + 42,6s; 3.º Fernando Peres/José Silva (Mitsubishi Lancer EVO7) + 5m44,8s.
|