Carlsson e Hirvonen “dividem” louros Três Subaru Impreza no “top four”
Terminou hoje no Estádio do Algarve a edição 2005 do PT/Rally de Portugal prova organizada pelo ACP onde os pilotos convidados, aos comandos de Subaru Impreza WRX, “assinaram” uma exibição de alto nível. À vitória de Daniel Carlsson – mais rápido em 10 dos 12 troços e líder da primeira à última classificativa – junta-se o segundo lugar de Mikko Hirvonen e o 4º de Juha Kankkunen, sendo caso para dizer que melhor era quase impossível! Com este triunfo, a Subaru somou a sua 12ª vitória em provas a contar para o Campeonato Nacional de Ralis, a última tinha sido a de Juha Kankkunen no Rali dos Açores de 2001, tendo também sido a quarta conquista da marca nos diversos palcos do Rali de Portugal.
À partida para o último dia do PT/Rally de Portugal Daniel Carlsson era já detentor de uma vantagem confortável de quase 38 segundos. Essa margem foi mais do que suficiente para o piloto conseguir segurar o primeiro posto, seu desde o primeiro metro da prova, tendo mesmo sido ampliada ao longo da última etapa. Mikko Hirvonen, o piloto que mais se aproximou do andamento de Carlsson não conseguiu incomodar o líder e terminou o rali confortavelmente instalado no segundo posto com uma vantagem de mais de um minuto para o terceiro classificado.
“Correu tudo muito bem. O rali é excelente, as especiais bem montadas e com um nível de segurança que nos permite desfrutar ao máximo. Hoje tive um dia um pouco mais descansado, continuei a andar depressa mas sem pressão, e com o Subaru Impreza a colaborar a 100 por cento consegui uma vitória na minha primeira deslocação em Portugal, que me deixa bastante satisfeito”, rematou Daniel Carlsson.
O tetra-campeão do mundo Juha Kankkunen não repetiu os anteriores sucessos alcançados em visitas a Portugal, como a vitória no Rali dos Açores de 2001, mas mostrou que quem sabe nunca esquece. O quarto lugar de “KKK”, no dia do seu 46º aniversário, acaba por ilustrar de forma inequívoca as potencialidades do Subaru Impreza WRX. O finlandês, mesmo sem o ritmo que outrora o notabilizou, revelou uma capacidade notável de adaptação a um carro que guiava pela primeira vez e quem o viu passear a sua classe nas especiais algarvias certamente pode afiançar que Kankkunen é, ainda, um campeão.
O português Vítor Lopes fez uma prova que merece também uma nota de destaque colocando o seu Subaru Impreza WRX num honroso 10º posto da geral.
CLASSIFICAÇÃO FINAL: 1º Carlsson (Subaru Impreza WRX), 2h44m54,0s; 2º Hirvonen (Subaru Impreza WRX), +1m09,0s; 3º Araújo (Mitsubishi), +2m15,0s; 4º Kankkunen (Subaru Impreza WRX), +2m37,5s; (...) 10º Lopes (Subaru Impreza WRX), +13m52,7s.
|