Honda BPI Cup 2005 promete época de emoções fortesAquela que é reconhecidamente a competição automóvel de maior sucesso dos últimos cinco anos disputada em Portugal, a HONDA BPI CUP 2005 volta a apresentar-se como uma fórmula de sucesso. Como diz o chavão, “em equipa que ganha não se mexe”, é nesse sentido que Francisco Sande e Castro, promotor do troféu monomarca, volta a apontar baterias. Introduzindo algumas novidades que contribuirão para um crescente interesse da competição à qual deu luz verde em 2000, a equipa do ex-piloto/jornalista tem tudo a postos para encarar mais uma época onde, como é aliás imagem de marca da HONDA BPI CUP desde a sua génese, as emoções prometem ser muitas seja para os participantes seja para o público que segue o desporto automóvel.
Mesmo preservando as linhas mestras de uma fórmula de reconhecidos e comprovados méritos, a HONDA BPI CUP, já habituou todos aqueles que a seguem, dentro ou fora da pista, a um ou outro motivo de interesse acrescido. Assim, as grandes novidades na versão 2005 da HONDA BPI CUP são várias e começam pela organização de três campeonatos distintos com provas em Portugal e em Espanha, num total de 8 fins-de-semana de corridas divididas por seis circuitos diferentes. No plano das categorias também acontece uma ligeira alteração que se prende com uma mais apertada selecção dos participantes na HONDA BPI CUP “Promoção”.
O uso de pneus derivados de um novo fornecedor (a confirmar) de melhor performance – slicks – e o nascimento da HONDA BPI LADIES CUP encerram o lote de inovações introduzidas para a época 2005.
As Categorias
A HONDA BPI CUP 2005 volta a estar dividida em duas categorias distintas: a HONDA BPI CUP E A HONDA BPI CUP “PROMOÇÃO”. A primeira destina-se à participação de todos os pilotos que detenham no seu currículo mais do que uma época/ano de experiência em competição e a segunda está reservada a pilotos iniciados, podendo apenas competir quem só tenha participado numa época de competição em corridas sprint ou de resistência com dois ou menos pilotos e que não se tenham classificado no pódio em qualquer das corridas. A competição em ambas as categorias da HONDA BPI CUP está aberta a pilotos desde os 16 anos de idade.
Os Campeonatos
Este ano a HONDA BPI CUP irá conhecer três campeonatos distintos com as seguintes designações e formatos: HONDA BPI CUP Espanha – 4 provas nos circuitos de Valência, Estoril, Albacete e Jerez; HONDA BPI CUP Portugal – 4 provas nos circuitos de Braga e do Estoril; HONDA BPI CUP Ibérica – 8 provas no somatório das corridas realizadas em Espanha e em Portugal.
Além deste alargamento estrutural da competição, disputar-se-á também a primeira edição da HONDA BPI LADIES CUP, uma competição que como o próprio nome indica se destina às concorrentes do sexo feminino e que decorrerá paralelamente à HONDA BPI CUP “PROMOÇÃO” IBÉRICA, correndo integrada nas mesmas corridas. Esta iniciativa irá por diante caso se inscrevam um mínimo de cinco participantes e a vencedora será premiada com uma espectacular scooter Honda.
O Honda Civic Type “R”
Um dos “ingredientes” de sucesso deste troféu é, naturalmente, o automóvel escolhido. Na HONDA BPI CUP o carro a utilizar será a última versão do Honda Civic Type “R”. À excelente base de trabalho que é o modelo comercializado de série pelo construtor japonês junta-se uma cuidada preparação nas nossas oficinas de modo a transformar um carro “nascido” para competir numa verdadeira máquina de competição.
O processo de transformação começa com o “despir” de todo o interior do Honda Civic Type “R” e com a acoplagem de um arco de segurança muito completo, fabricado pela conceituada OMP. A soldagem deste elemento á carroçaria além de fundamental para a segurança dos pilotos aumenta consideravelmente a rigidez torcional do conjunto e, consequentemente, o desempenho dinâmico do mesmo.
Em união com as suspensões evoluídas pela “KW”, de origem alemã, obtém-se um carro de competição com uma condução muito precisa e de fácil manuseamento. Em termos de potência, o uso de um escape de competição Supersprint, em sintonia com uma admissão específica, possibilita retirar 215 cv do bloco 2 litros da Honda. Para retirar todas as potencialidades deste excelente “cocktail”, resta falar do diferencial autoblocante, dos eficientes travões Honda com pastilhas Ferodo Racing e ainda dos pneus “slick” que dão um último contributo para a notável eficiência em curva do Honda Civic Type “R”. No capítulo dos pneus surge este ano uma importante novidade com a adopção de borrachas de um novo fornecedor – a confirmar brevemente – que significarão uma redução significativa nos tempos por volta aos circuitos que integram o calendário da HONDA BPI CUP 2005.
Os Prémios
Também aqui existem naturais aliciantes mais valias para os participantes na HONDA BPI CUP IBÉRICA, com um total de mais de 6000 euros a distribuir pelos seis primeiros classificados de cada um dos eventos. Este montante, que em relação ao ano anterior aumentou para o dobro será distribuído pelos pilotos que integrem as 8 rondas da HONDA BPI CUP IBÉRICA, do seguinte modo:
1º Classificado – 2000 euros 2º Classificado – 1500 euros 3º Classificado – 1000 euros 4º Classificado – 750 euros 5º Classificado – 500 euros 6º Classificado – 500 euros
O Palmarés
2000 HONDA BPI SENIOR CUP José Dória HONDA BPI JUNIOR CUP Ricardo Bravo
2001 HONDA BPI SENIOR CUP José Dória HONDA BPI JUNIOR CUP Francisco Guedes
2002 HONDA BPI CUP Francisco Carvalho HONDA BPI CUP “Promoção” Pedro Villar
2003 HONDA BPI CUP Francisco Carvalho HONDA BPI CUP “Promoção” Francisco Fino
2004 HONDA BPI CUP Ricardo Bravo HONDA BPI CUP “Promoção” Miguel Freitas
O Calendário HONDA BPI CUP 2005
PORTUGAL
Estoril I - 19/20 de Março Braga I - 23/24 de Abril Estoril II - 23/24 Julho Estoril III - 5/6 de Novembro
ESPANHA
Valência - 14/15 de Maio Estoril - 25/26 de Junho Albacete - 17/18 de Setembro Jerez - 15/16 de Outubro |